Paulo Szot

20 12 2009

Paulo Szot é um ator e cantor lírico brasileiro que atualmente trabalha na Broadway. Em junho de 2008 recebeu o Tony Award, premiação máxima do Teatro Musical nos Estados Unidos por sua papel como Emile de Becque no musical South Pacific.

Nascido na capital paulista e criado na vizinha Ribeirão Pires, iniciou sua educação musical aos cinco anos de idade, com aulas de piano, às quais somaram-se aulas de violino e balé clássico. Szot tinha, originalmente, a intenção de seguir uma carreira de bailarino, porém após uma contusão no joelho, aos 21 anos de idade, passou a se dedicar exclusivamente ao canto.

Estudou como bolsista na Universidade Jaguelônica, na Polônia, país do qual seus pais haviam emigrado para o Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e começou a cantar profissionalmente em 1990 com o Conjunto Nacional de Canto e Dança “Śląsk”. Posteriormente, fez sua estréia operística como cantor profissional numa produção do Barbeiro de Sevilha, no Teatro Municipal de São Paulo, em 1997.

Desde então, já se apresentou com a New York City Opera, Palm Beach Opera, Metropolitan Opera, Canadian Opera Company, Teatro Liceu de Barcelona, Opéra de Bordeaux, Opéra de Marseille, Opéra de Nice, e a Vlaamse Opera, entre outras, executando obras como L’elisir d’amore, La bohème, Don Giovanni, Cavalleria rusticana, I pagliacci, Carmen, Così fan tutte, Le nozze di Figaro e Maria Golovin.

Recentemente passou a se dedicar aos musicais; sua performance em South Pacific, em cartaz na Broadway, foi muito elogiada pela crítica. Paulo Szot ganhou os prêmios Drama Desk Award de Melhor Ator em Musical, Outer Critics Circle Award de Melhor Ator em Musical e o Tony Award de Melhor Performance de Ator Principal em Musical, e foi indicado para o Drama League Award por Performance de Destaque.

Prêmios:
2000: Prêmio Carlos Gomes por Melhor performance vocal
2008: Outer Critics Circle Award por Ator de Destaque em Musical – South Pacific
2008: Theatre World Award South Pacific
2008: Drama Desk Award por Ator de Destaque em Musical – South Pacific
2008: Tony Award por Melhor Ator em Musical – South Pacific

Indicações:
2008: Drama League Award por Performance de Destaque – South Pacific
2008: Audience Award por Performance Masculina de Destaque Favorita – South Pacific

Clique aqui para assistir Paulo recebendo o Tony de melhor ator em 2008.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: