Quero Ser Artista, e Agora?

24 01 2010

Recentemente me perguntaram o que eu diria a uma pessoa que pretende seguir a carreira artística e vou compartilhar com vcs a minha opinião sobre o assunto:

Eu diria que infelizmente o artista brasileiro não é reconhecido como deveria, então se realmente quiser seguir a carreira artística, esteja preparado pra ouvir muitos “nãos”.

Antigamente eu ficava arrasado quando não conseguia passar em um comercial, teste ou audição, só depois de muito tempo percebi que não é só o talento que está sendo avaliado, mas sim postura profissional, histórico de trabalhos, perfil e QI (dizem que não, mas a indicação pra um trabalho abre portas sim).

Se a sua família não te incentiva a seguir esse caminho, vc precisa ter a coragem e a persistência pra que isso não tire o seu foco. Dizem que não precisamos provar nada pra ninguém, mas todos nós gostariamos de mostrar a nós mesmos e à nossa família que é possível viver de arte sim. Esteja pronto pra ter inúmeras discussões com eles a respeito da sua vida. Eles querem sempre o seu bem, mas pelo fato de não serem artistas, nunca vão saber a energia que é estar no palco…

Outra coisa importantíssima: não deixe que uma banca decida seu futuro profissional. Seja empreendedor e construa seus próprios projetos. Vá atrás de pessoas que pensam igual e inove. Grave um CD, produza um espetáculo, crie um grupo de dança, enfim… seja seu próprio patrão.

Não se venda pra pra conseguir um trabalho. Sua arte deve falar mais alto que isso. O mundo artístico é muito pequeno e pra vc se queimar é rapidinho…

Valorize o seu trabalho. Não faça qualquer coisa pq simplesmente “precisa de dinheiro”, escolha pessoas e os projetos que vc se envolve. Todo mundo tem que trabalhar pra pagar as contas sim, mas ao invés de ter que cantar num boteco pra pagar a sua balada, simplesmente não va pra balada.

Pode ser que vc aconteça? SIM! Pode ser que vc nunca aconteça? SIM TAMBEM! Mas o mais legal de tudo isso é que vc tentou, e essas tentativas são a parte mais feliz de ser um artista… nós nascemos pra mexer com a vida das pessoas com a nossa arte. E ver uma pessoa se emocionando na platéia com o seu trabalho não tem preço…

E o mais importante de tudo: cada um tem o seu espaço. Não é diminuindo alguém que vai ter trazer pra cima, então construa a sua história sem atrapalhar a história de ninguém. Dormir com a consciência tranquila é muito bom.

Esteja pronto pra sacrificar muitas coisas e bater com a cara no chão muitas vezes, mas sempre tenha força pra se levantar e começar tudo de novo. Quem quiser conversar melhor sobre o assunto é só me escrever que eu respondo. =)

André Tonanni
andre@andretonanni.com
www.andretonanni.com
Perfil do Twitter
Perfil do Orkut


Ações

Information

2 responses

27 01 2010
George Luis

Obrigado pelo maravilhoso texto que me veio em ótima hora. Sou ator e poeta. E a dúvida se devia ou não investir em minha carreira é agora um fantasma do passado, graças ao eu blog, que caiu em ótima hora em minhas mãos!

Um forte abraço!

P.S.: eu amo musicais! Serei visita frequente!

21 06 2010
Futuro Artista

Olá… Olha que engraçado!
Esse final de semana decidi escrever um blog!
Tirei do fundo do meu ser uma vontade de ser artista, guardado na caixinha da minha consciência.
Então, vou lá e escrevo no google alguma coisa e cái na minha vista esse blog ‘quero ser artista e agora?”
Será que é um aviso divino que finalmente vou deixar se ser lost??
hehehehe
abraç!

Deixe uma resposta

